A pandemia do coronavírus mostrou a importância do Estado e dos serviços públicos para a vida em sociedade. Quem cuidou e protegeu a população brasileira foram servidores públicos de todos os níveis (municipal, estadual e federal). Na condição de parlamentar, Alencar empunha as bandeiras das mais diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras do setor público.

Alencar começou sua militância no movimento estudantil e sabe a importância da educação para garantir mais oportunidades para a população, especialmente para as famílias mais pobres. Por isso ele é um defensor incansável dessa pauta no Congresso Nacional, tendo apresentado diversos projetos de lei e outras iniciativas para melhorar a educação de Guarulhos, do estado de São Paulo e do Brasil.

Mais do que nunca, durante a pandemia foi possível ver no Brasil a importância de termos um Sistema único de Saúde (SUS) cada vez mais forte e próximo da população. Por isso, Alencar também está envolvido diretamente nas lutas relacionadas à melhoria da saúde no Brasil, como a dos agentes de saúde, dos profissionais de enfermagem, entre outras.

Alencar é um defensor convicto do direito à moradia e da função social da propriedade. Um país com uma economia tão forte como o Brasil não pode ter milhares de pessoas vivendo em situação de rua ou em condições precárias, sem infraestrutura adequada para a vida digna. Além de apoiador dos movimentos de luta por moradia, Alencar atua para garantir todas as melhorias que dão qualidade de vida para a cidade e os bairros: água e saneamento básico, energia e iluminação pública, pavimentação adequada, transporte público e segurança pública, entre outros itens que são direitos da população.

Esse tema é fundamental para a vida em sociedade no momento atual e o mandato de Alencar também se dedica a ele, especialmente nas lutas desse setor em Guarulhos, no Alto Tietê e no estado de São Paulo em geral.

Alencar é militante dos direitos dos animais e tem projetos de lei e iniciativas de apoio às lutas desse tema, que ainda é bastante ignorado pelo poder público no Brasil.

Como todo militante de esquerda, Alencar é alguém que se preocupa com as gravíssimas violações de direitos promovidas pelo governo Bolsonaro e seus aliados. Em particular, o mandato de Alencar está diretamente envolvido nas lutas contra o racismo, contra a homofobia e o machismo, assim como nas lutas que cobram um Judiciário isento e equilibrado com todas pessoas.