Por Portal Brasil
As ações executadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em 2012 proporcionaram uma economia de energia elétrica de 9,097 bilhões de kWh. O Relatório de Resultados do Procel – ano base 2012 foi apresentado pela Eletrobrás nesta quinta-feira (4). O programa do Governo Federal é executado pela Eletrobras desde 1985, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia.
O resultado de 2012 equivale a aproximadamente 2,03% do consumo total de energia elétrica no Brasil, no período, e corresponde à energia fornecida, durante um ano, por uma hidrelétrica com capacidade de 2.182 MW. O montante de energia que não precisou ser gerada evitou a emissão de 624 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o que representa a quantidade liberada por 214 mil veículos em um ano.
Eficiência energética
O aumento verificado de mais de 36% na energia economizada, em relação ao ano anterior, pode ser creditado à melhoria na eficiência energética de equipamentos com Selo Procel, bem como ao aumento nas vendas desses equipamentos. Nesse ano houve ainda a inclusão de mais quatro categorias de equipamentos ao portfólio do Selo Procel Eletrobras, sendo estendido para 36. As novas categorias inseridas foram Circulador de ar; Ventilador de Coluna; Ventilador de Mesa e Ventilador de Parede.
Anualmente, o programa de governo elabora e divulga à sociedade seus relatórios de avaliação e divulga no Portal Procel Info. Para conferir o relatório de resultados do programa, clique aqui.
Conheça mais sobre o Programa
Também desde 1993, o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia reconhece o empenho e os resultados obtidos pelos agentes que atuam no combate ao desperdício de energia. Concedido anualmente, o prêmio visa estimular a sociedade a implementar ações que efetivamente reduzam o consumo de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *