Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Alencar Santana defende a criação de novo instituto federal em Guarulhos

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo Lula na Câmara Federal, defende a criação de um novo instituto federal na cidade de Guarulhos. A proposta foi feita no último sábado (15), durante visita do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao campus do IFSP da Vila Rio de Janeiro.

“Guarulhos tem espaço e demanda para um novo instituto federal, que pode ser na região do Bonsucesso ou no São João, para atender a outra ponta da cidade e cidades vizinhas”, propôs Alencar, que é o único deputado federal de Guarulhos.

Integrante da comissão de Educação da Câmara, o deputado voltou a falar do assunto na quarta-feira (19), em vídeo divulgado nas redes a respeito da recomposição do orçamento das universidades e institutos federais, com a liberação de R$ 2,44 bilhões anunciada pelo governo Lula.

“Parabéns ao presidente Lula e a o ministro Camilo Santana. As instituições de ensino superior sofreram muito nos últimos anos com o descaso que o governo anterior tinha com a educação pública, com os estudantes e com o nosso futuro. E nós, em Guarulhos, defendemos mais uma unidade do instituto federal na cidade, assim como em outras cidades do estado de São Paulo”, disse o parlamentar.

Ampliar a oferta

O campus do IFSP em Guarulhos foi fundado em 2005 e possui cerca de 1.400 estudantes. O corpo docente é formado por 74 professores, que se somam a 35 técnicos-administrativos. Alencar considera que é preciso ampliar essa oferta do ensino superior e gratuito com um novo campus no município, que é o segundo mais populoso de São Paulo e o 13º do Brasil.

“A educação é o grande motor de desenvolvimento de qualquer país e uma cidade com 1,5 milhão de habitantes e tantos jovens precisa de atenção especial nessa área”, conclui Alencar.

Compartilhe!

Últimas postagens