Por volta das 6h30, um problema técnico na subestação de energia da estação Calmon Viana, da Linha 11- Coral da CPTM, causou lentidão entre as estações Guaianazes e Estudantes. A situação começou a ser normalizada às 6h50, segundo a companhia.
No Metrô, os passageiros encontraram lentidão entre as estações Santo Amaro e Largo Treze, da Linha 5 – Lilás, por volta das 6h35. A causa foi uma falha no equipamento de via que controla a velocidade dos trens no trecho entre as duas estações. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, a situação está normalizada desde às 8h20.
Panes no metrô de SP crescem 30% em um ano
Em 2012 ocorreram 3,3 panes que paralisaram o sistema de metrô na capital paulista por mais de cinco minutos, a cada milhão de quilômetros percorridos. Em números absolutos foram 66 registros de panes. Os dados apresentam uma tendência de crescimento, visto que em 2011, foram 2,6 ocorrências, ou seja, 51 anos. Em 2010, o número era ainda menor, 28.
Entre janeiro e abril deste ano já foram contabilizadas 18 panes e a maioria dos problemas atingem os trens e não as vias.
Nos casos de 2012, 48 problemas foram nas próprias composições e só 18 ocorreram nos trilhos.
Neste balanço não constam as panes da linha 4-amarela, que é operada pelo Consórcio Via Amarela.
*com informações do Portal R7, jornal Folha de S. Paulo e PT Alesp