Por Luiz Henrique DiasDepois de a Prefeitura de São Paulo ter anunciado, na última segunda-feira (14), a venda de 24 terminais de ônibus, agora é a vez do Governo do Estado liquidar 15 integrações ônibus + metrô.Ao menos é a proposta de Alckmin e sua equipe, através do lançamento, nesta quinta-feira (17), de um edital que contempla 115 mil m² de espaços públicos nas linhas 1-Azul e 3-Verde, autorizando, até, a construção de prédios residenciais para especulação via locação, além da tradicional exploração comercial e publicitária.
As concessões podem durar até 40 anos.
Entre os terminais, estão áreas consideradas nobres pelo mercado imobiliário, como a estação Ana Rosa, Tatuapé e Barra Funda.
Para levar os terminais, num pacote único, foi estipulado um piso “atrativo” de apenas 3% de retorno ao Estado.
Comentário
1- Alckmin e Dória estão mesmo dispostos a vender tudo que podem para fazer caixa e entregar à iniciativa privada áreas e serviços rentáveis.
2- Como as empresas visam – apenas – o lucro e transporte urbano não é um ramo de livre concorrência, os benefícios aos usuários e usuárias não serão garantidos com a privatização. Podem, inclusive, piorar.
3- Se os terminais podem ser rentáveis, porque não podem ser explorados pelo Poder Público, ao invés deste ficar apenas com 3%?
4- Sem falar que os terminais são áreas estratégicas para o planejamento urbano, engessando a cidade por 40 anos, tempo suficiente para muito mudar na malha urbana.
* Luiz Henrique Dias é professor, gestor público e coordenador do Projeto A São Paulo que Queremos.
No embalo de Dória, Alckmin colocou 15 terminais à venda
Por Luiz Henrique Dias Depois de a Prefeitura de São Paulo ter anunciado, na última segunda-feira (14), a venda de 24 terminais de ônibus, agora