Moradores e vereadores relatam dificuldades nas negociações, maus tratos e pressão por parte da Itazi, empresa responsável pelas negociações com as famílias e o baixo valor oferecido pelas residências.
Por Daniele Lopes
aruja
 
Na tarde dessa quarta-feira (10), o deputado Alencar, na condição de presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, se reuniu com vereadores e secretários da cidade de Arujá para cobrar dos representantes da Artesp e SPmar, agência e concessionária responsáveis pela obra do trecho leste do Rodoanel, condições mais justas e humana nas tratativas das remoções das famílias que serão desapropriadas pela obra.
Anteriormente, moradores e vereadores já tinham relatado dificuldades nas negociações, maus tratos e pressão por parte da Itazi, empresa responsável pelas negociações com as famílias e o baixo valor oferecido pelas residências.
A reunião de hoje, na cidade de Arujá teve objetivo de discutir as questões da cidade e cobrar da Artesp e SPMar, compromissos que foram firmados aos moradores e durante a audiência na Alesp e que não foram cumpridos.
O deputado Alencar questionou a rapidez com que os moradores são obrigados a saírem de suas casas após o pagamento da indenização. “O morador recebe hoje e tem que sair amanhã, sem ter para onde ir. Não tem recurso para comprar uma outra casa enquanto espera receber o dinheiro da indenização. Num resumo é isso que está acontecendo”, disse.
A reunião se deu em torno de alternativas para minimizar o sofrimento das famílias. Ao final, o deputado pediu que a Artesp e a SPMar encaminhassem à Comissão de infraestrutura e à Prefeitura, a lista dos moradores que serão removidos, assim como o valor estipulado para o ressarcimento, a fim de acompanhar caso a caso nas tratativas. As responsáveis se comprometeram em enviar a lista até quarta-feira da semana que vem e que o espaço em Arujá para as negociações será providenciado em seguida.
“Vamos acompanhar de perto o que acontece em Arujá e nas demais cidades que haverá remoção de famílias por consequência da obra do Rodoanel Trecho Leste e a Comissão de Infraestrutura da Alesp estará à disposição dos moradores e das lideranças das regiões”, finalizou o deputado Alencar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *