Em recente matéria publicada no portal de notícias G1, apareceu o óbvio: o número de passageiros que utilizam os serviços da linha 13 da CPTM, que liga a capital a uma parte da cidade de Guarulhos, está muito abaixo do esperado.
Por mais que o Governo do Estado crie hipóteses e apresente argumentos para tentar explicar esse “fracasso” na procura pela linha, os motivos são muito claros e simples, sendo apenas o próprio governador – o atual e o anterior – e seus secretários incapazes de ver.
Nossa luta pela vinda do trem e do metrô é antiga, estivemos juntos com movimentos como Guarulhos Quer Metrô e Não Podemos Perder Esse Trem, fizemos abaixo-assinados e por diversas vezes fomos até a Secretaria de Transportes Metropolitanos acompanhar o andamento dos projetos, das licitações e das obras.
Sempre, de forma construtiva, mas combativa, alertamos para o possível subaproveitamento da linha em questão, que vai da zona leste da capital até as proximidades do aeroporto internacional, uma vez que ela não atenderia a cidade de Guarulhos e os moradores, somente os usuários do aeroporto, que preferem, visivelmente, outros modais de transporte.
Qual a solução?
É preciso unir o acesso ao aeroporto com a necessidade dos bairros, que podem ser atendidos pela linha, de onde partem diariamente milhares de trabalhadores, estudantes e pacientes dos grandes hospitais rumo à capital, fazendo parte do maior deslocamento diário entre Guarulhos e São Paulo, duas cidades que tem o maior fluxo entre cidades da América Latina.
Ampliação e Integração
Desde antes da inauguração das atuais duas estações da linha 13, CECAP e Aeroporto, pedimos a continuidade para atender o Taboão, São João, Presidente Dutra, Bonsucesso e Pimentas, além de pedirmos que a Prefeitura de Guarulhos garantisse integração nas passagens, transformando a tarifa mais justa e eficaz com o Sistema de Ônibus da cidade, barateando e aumentando o uso dos modais de forma conjunta.
Por isso a linha está subutilizada, por isso os moradores de nossa cidade seguem sofrendo, diariamente, nas rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, esperando horas no trânsito e perdendo tempo precioso de deslocamento, tempo que poderia ser utilizado para o lazer e para estar com a família.
A linha 13 pode ser um sucesso de procura, basta vontade política e visão social.
Confira abaixo alguns links da nossa trajetória.
Vídeos: Mobilidade Urbana
Matérias: http://www.alencarbraga13.com.br/?s=não+podemos+perder+esse+trem&post_type=post
http://www.alencarbraga13.com.br/?s=Guarulhos+Quer+metro&post_type=post
CPTM – a linha que liga São Paulo a Guarulhos pode ter mais passageiros: basta atender o povo
É preciso unir o acesso ao aeroporto com a necessidade dos bairros, que podem ser atendidos pela linha, de onde partem diariamente milhares de trabalhadores, estudantes e pacientes dos grandes hospitais rumo à capital