O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei (PL 1.826/2020) que previa pagamento de indenização de R$ 50 mil aos familiares de profissionais de saúde que atuaram no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus e morreram em decorrência da Covid-19. A proposta também concedia o benefício para os profissionais que ficarem permanentemente incapacitados após a infecção.
A indenização seria paga pelos cofres públicos federais a profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos de laboratório e outros que atuam na área.
“Desapreço”
Para o deputado Alencar Braga Santana (PT-SP), o veto escancara o desprezo que Bolsonaro tem pelos profissionais de saúde e confirma a sua pecha de genocida.
“Bolsonaro demonstra mais uma vez que não tem respeito, àquelas pessoas, àqueles profissionais da área da saúde que estão no combate ao covid e arriscando as suas próprias vidas”, disse o deputado, em vídeo publicado no seu Twitter.
“São pessoas que se dedicam, que trabalham desde o início no combate à pandemia, horas e horas, atendendo pessoas, cuidando, procurando salvar vidas. Muitos deles, infelizmente, se contaminando, vindo a perder as suas vidas e eventualmente até de familiares ”, ressaltou o parlamentar.
Derrubar o veto
“Nós vamos derrubar o veto porque se trata de uma questão de justiça!”, enfatizou Alencar.
A mensagem de veto foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União. O veto será analisado agora pelos deputados e senadores, em sessão conjunta a ser marcada. Os parlamentares poderão manter a decisão presidencial ou derrubá-la, tornando o projeto uma lei.
—
Equipe Alencar Santana, com informações da Agência Câmara de Notícias
Kars mutlu son
Karşıyaka mutlu son
Karaköprü mutlu son
Kırkağaç mutlu son
Kadirli mutlu son
Karlıova mutlu son