Pesquisar
Close this search box.

Nesta sexta-feira (9), mais de duas mil pessoas participaram do evento que contou com a presença do ex-presidente Lula

Por Mariana Blessa – Portal Linha Direta
Todos os lugares lotados. Do alto, se via um mar vermelho. No estacionamento, ônibus e carros vindos das mais diversas cidades do estado de São Paulo. As horas passadas na estrada não pareciam ter cansado os mais de dois mil petistas que lotaram o Haras Canarim, em Bauru, na noite desta sexta-feira (9). O motivo: a abertura do Grande Encontro do Interior com a presença do ex-presidente Lula, dos ministros Alexandre Padilha e Gilberto Carvalho, senador Eduardo Suplicy, deputados, prefeitos (as) e vices.
O assunto principal foi a conjuntura política vivida pelo Brasil. Lula fez questão de destacar a atuação da imprensa na construção de um senso comum com um discurso de direita e parcial. “É impensável é que esta imprensa, que viu uma inflação de 80%, ache absurdo uma termos 6%”, ressaltou. “Este País nunca mais vai ter inflação enquanto o PT governar”.
 
lula encontro interior 655
Foto: Olicio Pelosi/Futura Press

O ex-presidente ainda lembrou o que os dez anos de governo democrático e popular fizeram pelo Brasil. “Somente um maluco iria acreditar que depois de dez anos garantindo aumento real de salário e do mínimo para todos os trabalhadores, depois de dez anos melhorando a vida do servidor público brasileiro, depois de fazer o pobre subir um degrau na escala de ascensão social a gente permitiria que o povo retrocedesse outra vez por conta da inflação. Seria impensável que a presidenta Dilma iria permitir”, completou.
Direção estadual e nacional 
A prefeita Mara Melo, de Araçoiaba da Serra, e o secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva, conduziram o evento. Edinho Silva, deputado estadual e presidente do PT Paulista, recepcionou os presentes e ressaltou a importância de fortalecer o Partido no Interior de São Paulo. “Nosso partido vive duas realidades distintas, uma na região metropolitana e outra no interior do estado”, destacou.
Edinho também afirmou que o PT está em seu melhor momento em contrapartida à má gestão encontrada no governo estadual: “Se queremos tornar o Partido uma alternativa para São Paulo temos que fazer isso que estamos fazendo hoje. Visitamos todo o estado vimos o desmanche da saúde, a ausência de um projeto de desenvolvimento econômico. Não suportamos mais a política de pedagiamento, que impede a vinda de investimentos para o interior”.
Presidente nacional do PT, Rui Falcão, parabenizou a organização do evento. “Este Encontro do Interior nada fica a dever para todos os encontros nacionais que fizemos Brasil afora. Isso se deve ao trabalho presente do companheiro Edinho Silva e toda sua equipe. Se vejo tanto debates que nasceram desta caravana é porque todos nós sentimos que agora chegou a nossa vez”. Para ele, a presença da militância neste evento é a prova de que a militância do PT não está pessimista e, mais do que nunca, acredita do projeto do Partido.
Ainda sobre a inflação, Rui Falcão destacou que o que a mídia tentou pintar um quadro que não existe. “A tal inflação sem controle é a menor dos últimos três anos”, aponta. “Não há razão para estarmos pessimistas. Nossa tarefa é dar continuidade ao nosso projeto de PT no governo do estado. Para chegar lá, a oposição vai continuar operando contra nós.. É preciso que nossa militância esteja bem municiada de argumentos. Precisamos ativar o diálogo com os movimentos sociais”, conclui.
Ministros 
“Vocês não sabem como é bom chegar aqui e encontrar esta companheirada toda animada. Quero cumprimentar a direção estadual e parabenizar por esse encontro e por essa trajetória. Assim é que se vê a força do PT”, disse o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Em sua fala, o ministro ressaltou que a Saúde é, de longe, o maior problema da população brasileira. “O ministro Padilha vai precisar muito de nós na defesa do programa Mais Médicos. Agora, mais do que nunca devemos lutar pelo nosso Partido. Esta vitória será fundamental para a consolidação do nosso projeto”.
Padilha, por sua vez, foi recebido com muito entusiasmo pelos militantes do Partido. Ele destacou que sua tarefa, agora, é trabalhar junto à presidenta Dilma. O ministro ainda lembrou como o interior de São Paulo se desenvolveu desde a organização do primeiro encontro, quando ele ainda participava do coletivo de juventude. “Eu era secretário de Juventude do PT e naquele momento, a direção estadual tomou uma decisão de levar o PT pro interior e entendermos cada vez mais sua força”, recorda.
“Estou dizendo isso porque, o apoio do governo federal ajudou a mudar cada vez mais o interior do estado de São Paulo. E é com o PT, com a sociedade, que vamos continuar no esforço de fazer o interior mais rico, mais justo e mais inclusivo para nossa população”, avalia o ministro. Padilha ainda revelou que leu todos os diagnósticos realizados nas Caravanas do PT-SP para poder atuar com mais propriedade em cada região.
Participação 
Além da militância, os coordenadores e delegados das 16 macrorregiões do interior também estavam presentes no evento. Para a vice-prefeita anfitriã, Estela Almagro, “é um imenso prazer receber a delegação do interior”.
Os deputados estaduais Alencar Santana, Ana Perugini, Antônio Mentor, Beth Sahão, Carlos Neder, Geraldo Cruz, Hamilton Pereira, Isac Reis, João Paulo Rillo, José Zico Prado, Marco Aurélio, Marcos Martins, Professor Tito e Telma de Souza marcaram presença.
Já os deputados federais que participaram são: Carlos Zaratini, Devanir Ribeiro, Paulo Teixeira, Francisco Chagas, Iara Bernardi, Janete Pietá, José Mentor, Newton Lima, Vanderlei Siraque e Vicente Cândido.

Compartilhe!

Últimas postagens

Nesta sexta-feira (9), mais de duas mil pessoas participaram do evento que contou com a presença do ex-presidente Lula

Bauru recebe militância do PT para abertura do Grande Encontro do Interior