O vídeo de um ataque racista a um entregador de aplicativos indignou o Brasil. O caso aconteceu em um condomínio de classe média alta, em Valinhos (SP), na semana passada, mas o registro [veja abaixo] do episódio viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (7).
“Você tem inveja disso aqui. Moleque, escuta aqui, você tem inveja dessas famílias aqui, você tem inveja disso aqui [aponta para a pele do braço]. Você nunca vai ter! Você é semianalfabeto”, disse o contador Matheus Couto ao jovem trabalhador Matheus Pires, que registrou um boletim de ocorrência para denunciar as ofensas e o crime de racismo.
Defensor dos entregadores de aplicativos, o deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) manifestou o seu repúdio sobre a situação. “Retrato fiel da elite do atraso, da burguesia que fede e continua se achando melhor que os outros”, afirmou o parlamentar em seu Twitter.
“Até quando esse tipo de crime continuará acontecendo?”, questionou o deputado.
Retrato fiel da elite do atraso, da burguesia que fede e continua se achando melhor que os outros.
ATÉ QUANDO ESSE TIPO DE CRIME CONTINUARÁ ACONTECENDO?#racismoécrime pic.twitter.com/UsxbQyTsU9
— Deputado Alencar (@AlencarBraga13) August 7, 2020
Agressor olavista
Matheus Abreu Almeida Prado Couto, que promoveu o ataque, é seguidor de Olavo de Carvalho, o “guru” de Bolsonaro e da extrema-direita no Brasil.
“Eu tenho muito orgulho de ter descendência portuguesa, como Olavo de Carvalho escreve “O idioma que herdamos de Camões é uma língua de guerreiros navegantes, não de cortesãos efeminados”, disse o racista em comentário publicado em uma rede social.
Mãe
“Isso é racismo e é crime e esse entregador é meu filho um trabalhador honesto”, escreveu no Facebook Maria Pires, mãe de Matheus Pires.
O caso foi registrado pela Guarda Municipal de Valinhos e, segundo apurado pelo Metrópoles, Matheus Couto foi conduzido para a Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e indiciado criminalmente por injúria.
—
Equipe Alencar Santana Braga, com informações do Brasil 247