No próximo sábado (28), a CPTM inaugurará a Linha 13, ligando o centro da capital a Guarulhos. Temos muito a comemorar, mas também continuar cobrando mais estações e linhas para a cidade.
Depois de mais de duas décadas de promessas, finalmente uma linha de trem da CPTM operará na cidade de Guarulhos. Para além desse primeiro passo, é preciso que a população e os movimentos sociais continuem cobrando a ampliação da Linha 13 até, pelo menos, o Bonsucesso, e a implantação de mais linhas de trem na cidade, além do prometido Metrô. Saiba aqui os quatro principais motivos para a luta continuar:
1.Existe um estudo preliminar garantindo a viabilidade do trem até o Bonsucesso
Em diversas visitas à Secretaria de Transportes Metropolitanos, o deputado Alencar cobrou do Governo do Estado um estudo preliminar que, após feito, concluiu a viabilidade da continuidade da Linha 13 até a região do Bonsucesso/Pimentas. Alencar também é autor de um projeto de emenda ao orçamento destinando recursos para elaboração de um projeto executivo, primeira fase de uma obra, a ser iniciado ainda em 2018. Basta apenas disposição política da base governista na Alesp para vencermos mais essa importante etapa.
2.O trem precisa atender a população de Guarulhos e não somente os usuários do Aeroporto
Do jeito que foi construída, a Linha 13 da CPTM atende muito pouco a população de Guarulhos, pois só tem estação em um bairro da cidade, o CECAP. Na maior parte de sua extensão, a linha foi elevada e passa sobre a cidade. Os moradores de regiões populosas, como Taboão e São João, mesmo estando relativamente próximos da região atendida, precisarão se deslocar até as duas estações. A construção de outras e o prolongamento da linha seriam medidas mais adequadas para atender a população.
3. Guarulhos é a segunda maior cidade do estado de São Paulo e não tem conexão adequada com a capital
Com mais de 1,2 milhão de habitantes, Guarulhos é uma das maiores cidades do Brasil e faz com a capital a maior troca sazonal de habitantes da América Latina. É uma verdadeira vergonha para o estado de São Paulo não fornecer a toda essa gente um transporte público adequado e de qualidade, obrigando os moradores de Guarulhos a passarem horas parados nas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, diariamente, para conseguir trabalhar, estudar ou cumprir seus afazeres na capital.
4. Movimentos “Guarulhos quer Metrô” e “Não Podemos Perder esse Trem” já coletaram milhares de assinaturas e, há mais de 5 anos, pressionam o governador
A luta pelo trem e pelo metrô em Guarulhos vai além da luta política: é uma pauta de toda a cidade. Prova disso são os milhares de cidadãos que assinaram os abaixo-assinados dos movimentos pela mobilidade e por um olhar mais adequado do Governo do Estado para essa importante cidade que é Guarulhos.