No intuito de agilizar as obras e informar à população, o deputado Alencar realizou duas audiências públicas sobre o projeto de drenagem e as novas marginais do rio Baquirivu. A primeira aconteceu em novembro do ano passado na região do Bonsucesso, aonde o chefe de gabinete do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Giovani Costa, fez a apresentação do projeto e a população pôde intervir e registrar suas preocupações.
Em abril deste ano Alencar promoveu a segunda audiência, desta vez na região do Presidente Dutra. Cerca de duas mil pessoas compareceram com o mesmo objetivo: informação, transparência e agilidade nas obras. O diretor do DAEE, Davi Franco Ayub, explicou os procedimentos e também ouviu as angustias da população, que não sabe se será removida de suas casas e para onde vai.
“Solicitamos essas audiências a fim de esclarecer os procedimentos à população, pois é primordial que todos fiquem a par de todo o processo, uma vez que haverá impacto, como a desapropriação de algumas famílias”, disse o deputado Alencar. “É uma obra bastante importante para a cidade, há muito tempo estamos cobrando soluções do Estado para as enchentes na região, e agora estamos caminhando para uma solução. Queremos sim, esta obra tão necessária para a cidade, mas queremos de maneira responsável. Não dá, por exemplo, para remover as famílias antes mesmo de saber para onde irão”, completou.
A maior preocupação da população presente nas audiências é referente as remoções de casas e a realocação das famílias afetadas. “Elas querem saber se sua casa será ou não removida e quais os procedimentos. Nada mais justo, afirmou Alencar.
Estas respostas, porém, só devem ser concluídas ao início do cadastramento das famílias, que deve ocorrer após a escolha da empresa responsável pelas remoções. Alencar sugeriu então que o DAEE providencie um local de atendimento e esclarecimento de dúvidas, tanto no Bonsucesso, quanto no Presidente Dutra.
“Estamos atentos e acompanharemos de perto todo este processo em compromisso com a cidade de Guarulhos e as famílias afetadas”, finalizou Alencar.
Alencar já havia cobrado o início da obra em fevereiro, quando esteve com o novo superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Daruiz Borsari. Na ocasião, Borsari afirmou que o processo de licitação será realizado ainda neste semestre.
O Projeto
O rio Baquirivu será canalizado a céu aberto ao longo de 20 quilômetros, no trecho entre a divisa de Guarulhos com Arujá e a foz no rio Tietê, próximo à rodovia Hélio Smidt (acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica).
O projeto prevê também cinco reservatórios para a captação da água das chuvas, o alargamento do canal do rio, adequação e readequação viária, além da construção de um Parque Linear ao longo das duas margens do rio. O objetivo é minimizar ou até mesmo acabar com os episódios de enchentes ao longo do rio.
“Pelo que nos foi exibido nas audiências, as enchentes serão minimizadas significativamente, teremos melhoria no trânsito, e ainda beneficiará toda a região metropolitana de São Paulo”, disse o deputado Alencar.