No dia 05 de agosto, o deputado Alencar e integrantes do Fórum de Proteção Animal de Guarulhos reivindicaram ao delegado seccional de Guarulhos Adilson da Silva Aquino e ao delegado de crimes contra o meio ambiente, Carlos Roberto de Campos, um setor especializado de crimes contra os animais na delegacia ambiental e a instauração de protocolo nas demais delegacias para atender demandas vindas de protetores e da sociedade em geral.
Alencar já levara essa reivindicação ao delegado Geral do Estado Dr. Luiz Mauricio Souza Blazeck e ao delegado Seccional anterior Everardo Tanganelli Junior e à delegada de Meio Ambiente, Ana Maria Rosa Pacheco.
"Existem dificuldades na hora de prestar uma queixa contra este tipo de crime nas delegacias comuns e em Guarulhos não há um local que acolha especialmente as denúncias de violência contra animais. E, infelizmente, os crimes contra os animais crescem na cidade. Este setor é importante apurarmos e punirmos os responsáveis por essa crueldade," afirma o deputado Alencar.
Os delegados Adilson da Silva Aquino e Carlos Roberto de Campos se comprometeram em estudar o pedido de criação do setor.