O deputado ALENCAR SANTANA (PT-SP) foi eleito, pelo 2° ano consecutivo, um dos 100 parlamentares mais importantes do Congresso Nacional, entre os 594 (513 deputados e 81 senadores) congressistas.

A lista é elaborada todos os anos, desde 1994, pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), principal entidade de acompanhamento do Congresso Nacional da sociedade brasileira.

O PT é o partido com a maior quantidade de parlamentares na lista, com 22 no total , dos quais 17 são deputados e 5 são senadores.

Critérios

Para facilitar a organização da lista, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada “operador-chave” do processo legislativo. As categorias são: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião.

Alencar Santana foi apontado com destaque na categoria “debatedores”. Segundo o DIAP, os parlamentares com esta característica “os mais procurados pela imprensa” porque são “atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário, na imprensa ou nas redes digitais, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso”.

Ainda segundo a entidade, os debatedores são, “por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia”.

Além do mais, continua o DIAP, estes parlamentares conhecem as “regras regimentais que regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Com questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação e obstrução do processo deliberativo dominam a cena e contribuem decisivamente para a dinâmica do Congresso”.

Conheça a lista completa dos 100 Cabeças do Congresso no site do DIAP:

https://www.diap.org.br

Seguem os petistas que integram a seleta lista:

Dep. Alencar Santana (PT-SP)
Dep. Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Dep. Benedita da Silva (PT-RJ)
Dep. Bohn Gass (PT-RS)
Dep. Carlos Zarattini (PT-SP)
Dep. Erika Kokay (PT-DF)
Sen. Fabiano Contarato (PT-ES)
Dep. Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Sem. Humberto Costa (PT-PE)
Sem. Jaques Wagner (PT-BA)
Dep. José Guimarães (PT-CE)
Dep. Lindbergh Farias (PT-RJ)
Dep. Maria do Rosário (PT-RS)
Dep. Nilto Tatto (PT-SP)
Dep. Odair Cunha (PT-MG)
Sen. Paulo Paim (PT-RS)
Dep. Reginaldo Lopes (PT-MG)
Sem. Rogério Carvalho (PT-SE)
Dep. Rogério Correia (PT-MG)
Dep. Rubens Pereira Jr. (PT-MA)
Dep. Rui Falcão (PT-SP)
Dep. Zeca Dirceu (PT-PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *